Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de outubro de 2010

Terapia hormonal de substituição (TSH) - adiamento da menopausa

Na menopausa os ovários cessam a produção de estrogénios e a capacidade reprodutiva diminui - é o fim da fertilidade da mulher, pois os últimos oócitos II degeneram. Com isto há uma descida drástica de estrogènios que provoca uma série de situações desagradáveis como, por exemplo: ondas de calor; palpitações; depressões; insónias; secura e infecções vaginais; incontinência; alterações nos ossos e pele; etc...


O que é a TSH?
A terapia de substituição hormonal feminina (TSH) diz respeito a seis hormonas – melatonina, progesterona e testosterona e ainda estradiol, estriol, estrona (estrogénios).Estas hormonas iram prevenir a ocorrencia de lesões proliferativas ou hiperplásicas do endométrio.
O objectivo principal é ajudar as mulheres a viver mais anos e com melhor qualidade de vida. Isto é, aumentar a esperança de vida com saúde e bem estar para a gozar em plenitude.

Riscos das terapias de reposição hormonais:
- pode ser perigoso se usado durante longos períodos de tempo;
- não deve ser usado indiscriminada e aleatoriamente;
- aumenta o risco do cancro da mama e do útero;
-aumenta risco de derrames e enfartes;
Contra-indicações:
- histórico de cancro da mama ou de endométrio, sofredoras de doenças do fígado; tendência para tromboses, diabetes, mulheres fumadoras, etc...
Vantagens:
 Reduz vários problemas e sintomas em diferentes fases da vida das mulheres, as quais podem incluir:
- Premenopausal / pós sintomas ;
- Períodos menstruais irregulares;
- Osteoporose ;
- Protege contra fibrocística seios;
- Aumenta a energia e reduz a depressã;
- etc..

A manutenção dos sintomas da menopausa tem de ser regular, porque pode-se optar por reposições mais naturais com o uso de fitoestrogénios, isto é, estrogénios provenientes das plantas.

Reflexão:
 Na minha opinião este tipo de terapias devem de ser usadas quando recomendado pelo médico especialista em caso de grandes problemas hormonais. Pois os contras e os sintoma deste tratamento é tão ou mais doloroso que os sintomas normais da menopausa.

Fontes: http://www.enetural.pt/; http://pt.wikipedia.org/; http://boasaude.uol.com.br/

Sem comentários: