Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Técnicas de rastreio e diagnóstico de anomalias do feto

Ecografia obstétrica
 A ecografia obstétrica é uma técnica que permite obter imagens do bebé, devido a ultra sons emitidos por uma sonda e reflectidos pelo bebé. Esta técnica, nas condições de utilização médica, não tem risco conhecido.
A ecografia obstétrica é importante numa adequada vigilância pré-natal:
  • Confirma o diagnóstico e a localização da gravidez, dando a conhecer a vitalidade do embrião/feto.
  • Nos casos de uma gravidez de risco esta ecografia é imprescindível, uma vez que nos mostra a posição da placenta e a sua maturação, a quantidade de líquido amniótico e mede o fluxo sanguíneo.


Rastreio bioquímico
 Este exame é realizado entre as 14 e as 18 semanas e consiste na avaliação no sangue da mãe de duas substâncias relacionadas com o feto e a placenta. Com os valores encontrados é calculado o risco de determinada mulher ter um filho com anomalia cromossómica. Este exame não faz qualquer diagnóstico. Quando há valores alterados, altos ou baixos, é necessária a realização de uma ecografia morfológica detalhada e por vezes é aconselhada a amniocentese. No entanto é possivel ter um filho afectado com um exame normal.


Amniocentese
 Consiste na aspiração transabdominal duma pequena quantidade de fluido amniótico da bolsa amniótica, que envolve o feto. Porém, este processo permite:
- Determinar os grupos sanguineos ABO;
- Estimar a maturidade fetal;
- Revelar erros hereditários de metabolismo;
- Determinar a possível necessidade de uma transfusão fetal intra-uterina.




Biópsia das vilosidades coriónicas
Consiste na recolha de vilosidades corionicas ou da placenta, cujas características genéticas são iguais ao do feto. Pode ser realizado a partir da 10ª semana de gestação.
- É um método rápido e seguro;
- Os resultados obtêm-se em pouco tempo;
- Para a análise são necessárias mínimas quantidades de tecido;
- Detecção de alterações cromossómicas.


...
Hoje em dia, graças ao avanço da medicina e da tecnologia, temos em nosso alcance vários tipos de diagnósticos e técnicas que nos permitem/ajudam nos a preceber melhor o estado do embrião que irá nascer.
Aproveite, pois o tempo em que as mulheres estão com um embrião dentro do seu útero é a fase mais bela que temos na vida, tanto para o casal como para os pequenotes! : D


 



1 comentário:

Unknown disse...

abriste a porta para o meu trabalho de amanhã:)
Muito bem!
Beijinhu