Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de maio de 2011

Visionamento do documentário "The Future of Food"

          "The Future of Food" é um documentário que retrata tudo aquilo que está por detrás das marcas dos nossos alimentos, dos patentes, dos alimentos geneticamente modificados (OGM), que foram ocupando em silêncio prateleiras das lojas de supermercado EUA durante a última década.

Ficha técnica:
Diretor: Deborah Koons Garcia
Produtor: Deborah Koons Garcia
Catherine Butler
Escritor: Deborah Koons Garcia
Distribuição: Lily Films
Lançamento: May 30, 2004
Tempo de ação: 88 minutes
País: United States
Linguagem: English


    A partir das pradarias de Saskatchewan, Canadá para os campos de Oaxaca, no México, este filme dá a voz aos agricultores cujas vidas e meios de trabalho foram negativamente afetados. As implicações para a saúde, devido à globalização de grande parte dos alimentos são parte da razão pela qual muitas pessoas estão alarmadas com a introdução de culturas geneticamente alteradas em nossa cadeia alimentar. 
   Filmado em os EUA, Canadá e México, O Futuro da Comida examina a complexa teia do mercado e as forças políticas que estão a mudar aquilo que comemos, como algumas grandes empresas multinacionais procuram controlar o sistema alimentar mundial. 
   A questão da incorporação de um gene terminator em sementes de plantas é questionada, com preocupação, sendo expressa como sendo uma possível de uma catástrofe generalizada afetando o abastecimento de alimentos, deve tal gene contaminar outras plantas na natureza.



Reflexão:
Foi um filme muito interessante, pois desconhecia tal problemática vivenciada nos EUA essencialmente. Descobri também que os alimentos genéticamente alterados nem sempre são assim tão fácil de desenvolver e produzir, devido a vários problemas éticos e científicos.
Por fim, na minha opinião a empresa Monsanto é que deveria de ser julgada e eliminada de todas as áreas comerciais.




Sem comentários: