Pesquisar neste blogue

sábado, 8 de janeiro de 2011

Regulação génica nos eucariontes

O desenvolvimento ou aumento da complexidade biológica envolve processos de diferenciação celulares, que exigem um intrincado sistema de regulação para que, no final, um organismo formado por milhões de células funcione como uma unidade.

Nos eucariontes, os genes não estão, normalmente, associados em operões.
A expressão génica apresenta um carácter de controle a longo prazo, assegurando os fenómenos de diferenciação celular.
Ao contrário das células procarióticas, em que o mecanismo de controle da expressão génica se faz sobretudo a nível da trancrição, nas células eucarióticas, o controle da expressão de um determinado gene pode ser efectuado a diversos niveis.


O desenrolamento da cromatina, a transcrição, o processamento, a exportação para o citoplasma, a tradução e pós-tradução, são apenas possíveis pontos para se realizar a controle. Se o controle ocorrer a nível da transcrição, já não será necessário, nem possível, efectuar qualquer controle a nível da tradução ou pós-tradução.

Estes mecanismos baseiam-se na acção conjunta de genes e dos seus produtos, que funcionam como activadores ou inibidores dos diferentes processos necessários à expressão da informação genética.

Conclusão:
O controle da informação genética resulta de informações veiculadas por diversos sinais, alguns têm origem no interior das células (agentes endógenos) enquanto que outros provêm do ambiente ou de outras células (agentes exógenos), actuando sobre o ADN, sobre a RNA ou sobre as proteínas.








Sem comentários: