Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de janeiro de 2011

Genética do cancro

Oncogenes

Proto-oncogenes: genes normais que estimulam e controlam a divisão e crescimento celular, estando implicados na regulação da proliferação e diferenciação das células.

Oncogenes: sequência de ADN resultantes da alteração quantitativa ou qualitativa (mutação)  de proto-oncogenes e que podem conduzir á formação de um tumor (cancro).

   A mutação de um proto-oncogene em oncogene resulta da exposição a factores ambientais de natureza física, química ou biológica (agentes mutagénicos).

   Para que um proto-oncogene se transforme num oncogene um destes seguintes processos têm de ocorrer:
  1. Movimentação do DNA: o proto-oncogene sofre uma translocação, passando a estar associado a promotores (região de DNA que quando ligado ao RNA polimerase permite a transcrição de genes), que aumentam a transcrição do proto-oncogene.
  2. Amplificação do proto-oncogene: Aumento do número de cópias deste gene nas células. Assim, ocorre uma amplificação de proteínas que estimulam o crescimento e a divisão celular.
  3. Mutação pontual ou inserção retroviral
- Os vírus podem inserir o seu genoma no DNA da célula, contendo genes promotores, junto dos proto-oncogenes. Ou também, podem ser já portadores de um oncogene, que ao ser introduzido na célula promove o desenvolvimento de cancro.


Genes Supressores tumorais

   Tal como os proto-oncogenes estão envolvidos na divisão das células, mas as proteínas a que dão origem têm como função pervenirem a divisão e o crescimento celular descontrolado.
   Quando estes genes sofrem uma mutação, as proteínas produzidas, erdem a capacidade de regular este controlo e a divisão celular realiza-se de forma descontrolada originando cancro - incapacidade de reparar o o erro ocorrido no DNA e de interromper a divisão celular.


Aparecimento do cancro

   Todos os cancros são genéticos na medida em que resultam de alterações no ADN  mas os cancros hereditários são raros. Neste caso a alteração genética está presente em todas as células do individuo e manifesta-se muito cedo.
   A maioria dos cancros são esporádicos e surgem como resultado de mutações somáticas que resultam da interacção entre o genoma do individuo e o ambiente (vírus, bactérias, hormonas, fumo do tabaco, radiações solares, poluição do ar, produtos químicos (...).


  

Sem comentários: