Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de outubro de 2010

"Flor do deserto"

  • Título Original: Desert Flower




  • Intérpretes: Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Meera Syal




  • Realização: Sherry Horman




  • Distribuido em Portugal por: Ecofilmes/Vitória Filme




  • Género: Drama




  • Ficha Técnica: Duração: 2hs 




  • Origem: GB/ALE/AUSTRIA







  • Baseado na história verídica e best-seller mundial, duma menina somali excisada aos 5 anos, vendida para casar aos 13, e que acabou por se tornar numa supermodelo em Inglaterra, sendo hoje uma porta-voz da ONU contra a excisão feminina.
    A história

    A denúncia de mutilação genital das mulheres somalis é o grandioso objetivo da obra Flor do Deserto. Através de sua biografia, a modelo africana Waris Dirie, atravessa as fronteiras da Somália e mostra ao mundo o lado grotesco de sua cultura.

    Waris conta que foi mutilada aos cinco anos de idade, numa espécie de rito de passagem.O relato impactante mostra a crueldade e o preconceito aos quais são submetidas as meninas somalis. Seus clitóris são extirpados com objetos rudimentares, como facas, tesouras e lascas de pedras, sem preocupação com higiene, pondo em risco milhares de vidas. A cultura de seu país atribui à genitália feminina o estigma do mal, por isso toda filha mulher é submetida a ritual de mutilação. A modelo relata sua saga pelo deserto da Somália, fugindo da tirania do pai, cuja mentalidade cultural, permite não só a mutilação, como a escolha do marido para a filha. A menina Waris foge,ainda sangrando para Mogastício a pé, enfrentando animais selvagens e areias escaldantes. A provação de Waris é recompensada em parte, fora do seu país e longe das imposições de sua cultura, ela se torna uma modelo conhecida internacionalmente, o que lhe permite denunciar ao mundo a bárbarie a que são submetidas as mulheres somalis.

    Meninas da somalia

    Hoje Waris é embaixadora da ONU e responde por assuntos que denunciam a crueldade contra as mulheres de seu país.
    
    
    Grande mulher, sem dúvida!!
    
    
    

    1 comentário:

    Unknown disse...

    excecional danis...
    aserio esta mesmo excecional...
    parabéns!!